domingo, 17 de junho de 2012

Projeto Eu e Você, Aqui e Lá!


Estamos trabalhando o livro Eu e Você, Aqui e Lá, de Letícia Möller, para desenvolver o projeto aluno leitor no Colégio Colbachini, que vai promover a 9ª Feira do Livro, de 25 a 29 de junho, ocasião  em que receberemos a visita da autora. O livro fala da história de um menino brasileiro que, através de fotos que o avô trouxe de uma viagem, conhece outro menino dos povos chamados Berberes, do  Marrocos, país  africano. Ele começa a se questionar sobre as semelhanças e diferenças que os aproximam ou separam. No início afirma: "Nós somos tão diferentes! e no final conclui:"Nós somos tão iguais!" Essa curiosidade contagiou a nós, leitores pequenos e grandes em conhecer diferentes culturas que se aproximam pelo interesse  e pelo respeito mútuo. Como diz na contracapa do livro, "a diferença atrai e o preconceito separa; a distância separa, mas o interesse aproxima."
Nosso projeto prevê algumas atividades a serem desenvolvidas durante o ano ou enquanto durar o interesse das crianças. Outras poderão ir surgindo durante o decorrer do trabalho, conforme os desdobramentos que esse irá ter. Entre essas atividades está inicialmente a análise de seu próprio eu, suas características físicas, jeito de ser, preferências, hábitos, costumes, cultura do lugar onde está inserido. Após, trocar ideias com os colegas da turma e de outros lugares, utilizando as possibilidades que a internet oferece de aproximar, comunicar, encurtar distâncias. Dessa forma, convidaremos professores e alunos que queiram realizar intercâmbio cultural, cada um colaborando de acordo com suas possibilidades. Imaginamos que seria muito interessante trocar informações sobre as preferências envolvendo música, brincadeiras, culinária, idioma, bichinhos de estimação, habitação, folclore,  aspectos interessantes do lugar onde vive. Os recursos e suportes a serem utilizados serão livros, jornais, revistas, vídeos, músicas, TV, mapas, fotografias, videoconferências, áudios nos formatos digitais ou não.
Nossa expectativa é a melhor possível e o nosso objetivo, além de valorizar a leitura e desenvolver a imaginação, é a formar valores de respeito e tolerância ao outro, percebendo as diferenças como algo positivo, que nos enriquecem e não como uma forma de preconceito. Valorizar a própria cultura e reconhecer o valor das outras, certamente é uma forma de construir a paz que todos queremos e precisamos. Você é convidado a participar, pai, mãe, visitantes desse blog, educadores e crianças de outras partes do Brasil ou do mundo. Estamos apenas a um clique de distância. Use o espaço dos comentários e/ou o mapa na parte superior e sinta-se á vontade para contribuir com nosso trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário